Bem-Estar de gatos
Os gatinhos são criaturas muito particulares. Sabia que os gatinhos têm algumas necessidades quanto ao bem-estar?
Eles precisam ser incentivados. Brincar, correr, ter um local alto para observar tudo em volta e para poderem se esconder.
Os gatos podem dormir até 20h por dia e são bem ativos a noite. Então, nem sempre o tutor consegue observar nitidamente os comportamentos dos bichanos.
Para auxiliar na tarefa de observar, podemos separar 5 grandes pilares:
- Ambiente seguro:
O gatinho precisa estar tranquilo. Dormir em local seguro, estar afastado de predadores e de brigas.
- Enriquecimento ambiental:
É muito importante ter objetos que atraiam a atenção dos gatos. Prateleiras, esconderijos, túneis, etc. É bem frequente ouvir o termo “gatificação da casa”. Vários detalhes tornam a experiência de convívio muito mais produtiva e harmoniosa, dependendo da personalidade de cada um.
- Brincadeiras e exercícios:
Os gatos são caçadores curiosos naturais. Brincadeiras como caça ao lazer, ratinhos e bolinhas com guizo, fazem com que o gato possa permanecer mentalmente ativo. É interessante nestes momentos observar dificuldades de salto, manqueiras e até dores. Recusar-se a fazer uma atividade que normalmente gosta, é indício de que algo não está certo.
- Interação social:
Os gatos são criaturinhas particulares na forma de interação com outras espécies como humanos e cães. É muito comum eles se imporem como os líderes e acabarem gerando disputas como arranhaduras e até perseguições. Mas não é incomum que os gatinhos adotem alguns indivíduos e passem a cuidar deles. Limpam lambendo, esfregam o rosto e o corpo e até fazem truques como buscar bolinhas de papel e avisarem quando sujaram a caixinha de areia.
- Estarem saudáveis:
Ter saúde vai desde o comportamento ao acompanhamento veterinário. Controle de vermes, pulgas e carrapatos, vacinação e check-ups periódicos. Não é tão simples observar o comportamento dos gatinhos, então prevenir é a melhor forma de mantê-los saudáveis.
E prevenir inclui entender as predisposições. A Box4Pets oferece vários testes para mais de 20 doenças genéticas de gatos. Incluem cistinúria, cardiomiopatia hipertrófica, doença renal policística e raquitismo.
E claro que temos testes para traços como coloração, agout, albinismo e tipo sanguíneo.
Além disso, tudo, ainda oferecemos teste de paternidade e o perfil de DNA, aquele RG de identificação único da cada indivíduo.
Quer mais informações? Pode consulta nossa página na internet e agendar uma reunião conosco. Estamos sempre a disposição!!