Saiba tudo sobre a Cistinúria nos felinos - Box4Pets
Os gatos são frequentemente acometidos por doenças renais, formação de cálculos, obstruções etc. A nefrologia e a urologia felina prezam cada vez mais pela prevenção focando em dieta úmida, ingestão hídrica, alimento com baixo teor de sódio, ambientes que minimizem o estresse etc. Contudo, muito das dificuldades encontradas são fisiológicas e genéticas.
O rim dos gatos possui menos estruturas filtrativas que os cães, além de serem mais expostos a traumas, por exemplo. Tudo isso, aliado a fatores genéticos predisponentes, tornam o planejamento reprodutivo extremamente importante.
Figura 1: Representação do rim e das estruturas renais que filtram o sangue e produzem a urina.
A cistinúria, é um defeito metabólico congênito no qual há alterações no transporte intestinal e tubular renal dos aminoácidos cistina, arginina, lisina e ornitina. O quadro clínico dos animais acometidos geneticamente pela cistinúria é a formação de cálculos no aparelho urinário, gerando cólicas, eliminação de cálculo, infecção urinária e insuficiência renal.
Figura 2: Imagem microscópica do cálculo formado por aminoácidos.
A herança genética é do tipo autossômico recessivo, ou seja, precisa receber o gene do pai e da mãe para ser expresso. Apenas um gene não é o suficiente para que o gato desenvolva a doença, o que torna o gene silencioso na população.
A prevenção é fundamental para evitar os sintomas clínicos e manter a qualidade de vida dos gatos que já sofrem muito por fatores anatômicos e fisiológicos do trato urinário.
A Box4Pets oferece teste capaz de detectar a doença, além oferecer total suporte em caso de dúvidas.
CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS