Genética canina - vanguarda da ciência
A ciência evolui para a medicina de precisão, individual e objetiva. Não é um caminho simples. Centenas de cientistas ao longo do globo se esforçam todos os dias para desenvolver, aprimorar, interpretar e padronizar formas de conhecer o genoma. Todo o estudo objetiva na predição de doenças causadas por mutações e também na predição dos traços como tipo de pelagem e cor. Contudo, o que a genética pode dizer sobre a personalidade do seu cão?
A revista Science publicou em 28 de abril de 2022 um artigo que não quebra o dogma de personalidade associada à raça. Ou seja, de acordo com os autores, nem todo Golden é amigável e nem todo pinscher é bravo. Um verdadeiro choque para aqueles que procuram nas raças não só a estética, mas a personalidade que se encaixe nas necessidades familiares.
O estudo observou mais de 18 mil e sequenciou o material genético de mais de 2 mil cães.
Os tutores dos cães avaliados receberam questionários objetivos a fim de avaliar fatores de comportamento no dia a dia. Considerou-se, no total, as seguintes características.
As características estudadas foram:
- Socialização com humanos.
- Nível de hostilidade.
- Habilidade motora em relação a brinquedos.
- Ser adestrado, responder a comandos.
- Reação agressiva a estímulos como medo e desconforto.
- Sociabilidade com outros cães.
- Conforto ao ambiente.
- Necessidade de contato físico.
Após correlacionar todos os dados em plotagens estatísticas e em diferentes interfaces, o resultado foi surpreendente.
Nem todas as características aparecem como herdáveis geneticamente.
Para características mais herdáveis e mais diferenciadas por raças, como a capacidade de ser adestrado, o conhecimento de ascendência de raças pode tornar as previsões comportamentais mais precisas em cães de raça pura. Contudo, características menos herdáveis e menos diferenciadas, como reação agressiva a estímulos, que mede a facilidade com que um cão é provocado por estímulos assustadores, desconfortáveis ou irritantes, a raça quase não oferece qualquer indicativo.
Ou seja, o comportamento dos cães ainda não está bem delimitado de acordo com a genética, mas já aponta para fatores que inconscientemente já ponderamos como histórico de vida, ambiente, adestramento etc.
Assim, o planejamento da prevenção de comorbidades é sempre fundamental.
A Box4Dog oferece kits que podem auxiliar você e sua família a ajudar o seu cão a ser saudável e feliz.
Bibliografia
1.https://www.science.org/content/article/your-dog-anxious-genes-common-its-breed-could-play-role
2. https://www.science.org/doi/full/10.1126/science.1097406