Cardiomiopatia Arritmogênica do Ventrículo Direito (CAVD)
Cardiomiopatia Arritmogênica do Ventrículo Direito (CAVD), também conhecida como Cardiomiopatia do Boxer. Esta é uma doença genética que afeta principalmente cães da raça Boxer, mas também pode ser encontrada em outras raças.
A CAVD é uma doença que afeta o músculo cardíaco, tornando-o mais fraco e suscetível as arritmias cardíacas. Isso pode levar a uma série de sintomas, incluindo dificuldade para respirar, fadiga, tosse e desmaios. Em casos mais graves, a doença pode levar à insuficiência cardíaca e à morte. A mutação do gene da estriatina (STRN), principalmente em homozigose, já foi relacionada a um risco maior de desenvolvimento da doença em cães da raça Boxer.
No entanto, muitos animais são assintomáticos, especialmente quando jovens, e este é um dos motivos pelos quais o teste genético pode ser tão interessante: um resultado “positivo” no teste genético de um filhote deve soar como sinal de alerta para que seja feito um acompanhamento com cardiologista de forma mais precoce. Este tipo de cuidado pode levar a cuidados mais direcionados ao cão, pois a morte súbita pode ocorrer mesmo na ausência de sinais clínicos. É importante você ter conhecimento sobre esta doença, seus sinais clínicos e a disponibilidade do teste genético, e que o diagnóstico final geralmente envolve também uma série de exames clínicos, incluindo um eletrocardiograma e um exame de ultrassom.
Se você suspeita que um cão está sofrendo de CAVD, é importante encaminhá-lo para um especialista em cardiologia veterinária o mais rápido possível. Ele pode ajudar a determinar a gravidade da doença e criar um plano de tratamento personalizado para o cão.
Infelizmente, não há cura para a CAVD. No entanto, existem tratamentos disponíveis para gerenciar a doença e melhorar a qualidade de vida do paciente. O tratamento pode incluir medicamentos para controlar as arritmias, bem como mudanças na dieta e no estilo de vida do cão.
Você também pode ajudar a prevenir a doença educando os tutores e criadores sobre a importância de testes genéticos e criando consciência sobre a CAVD e outras doenças genéticas que afetam os cães.
Se você atende criadores das raças afetadas, principalmente de Boxer, é muito importante que instrua o criador a realizar os testes genéticos em seus reprodutores. Afinal, a reprodução de um casal deve ser direcionada conforme os resultados destes testes, para que a chance de CAVD na ninhada seja diminuída.
Se você está procurando mais informações sobre a CAVD e outras doenças genéticas caninas, entre em contato com a Box4Pets! Se você quiser pedir esse teste agora mesmo, entre neste link. Entenda melhor sobre a saúde dos seus pacientes e tome as melhores decisões para seu bem-estar.
Referência: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24033487/