Agora somos BOX4PETS!
Sabia que a Box4Dog evoluiu e agora é Box4Pets?
Agora os gatinhos também fazem parte da nossa família. E como não poderia ser diferente, já vamos de cabeça adentrar esse universo felinamente cativante!
Os grandes expositores de gato normalmente classificam a espécie em 3 grandes categorias:
1. Gatos de pelos longos, sendo os Persas os mais representativos da classe (incluindo todas as variações de cor e tons);
2. Gatos de pelos médios, como os Maine Coon;
3. Gatos de pelo curto como o British Shorthair.
Como a pelagem dos gatos é tão importante, vamos começar nossa viagem pelo universo felino conhecendo um pouco mais sobre o pelo.
Macroscopicamente falando, independente do comprimento, o pelo do gato pode ser classificado como:
1. Pelo primário (pelo de proteção);
2. Pelo secundário (pelo solto).
Como todos os carnívoros, os gatos têm folículos pilosos complexos. Isso significa que a pelagem é composta por muitas pequenas unidades. Cada unidade consiste de dois a cinco cabelos maiores (cabelos primários) cercados por cachos de cabelos menores (cabelos secundários). A cada cabelo primário estão associados de cinco a vinte cabelos secundários. Cada cabelo primário tem sua própria glândula sebácea, uma glândula sudorípara e um músculo eretor do pelo. Um cabelo primário emerge através da superfície da pele através de seu próprio infundíbulo independente. Os pelos secundários estão associados apenas a uma glândula sebácea e emergem de um infundíbulo comum. Estima-se que, em gatos, para cada cm quadrado de pele existam de 800 a 1600 dessas unidades.
Do ponto de vista funcional, os pelos também podem ser classificados em:
1. Pelos de proteção: são cabelos lisos e mais grossos.
2. Pelos intermediários: estes cabelos são mais finos que os cabelos de proteção e mais variáveis no diâmetro cruzado. Crescem na direção oposta do pelo e desempenham um papel isolante e protetor junto com ao pelo.
3. Subpelo: estes pelos são curtos e finos e têm um aspecto frisado, às vezes encaracolado. No inverno, retêm o ar quente e criam uma verdadeira barreira isolante contra o frio, enquanto no verão limitam a absorção do calor vindo do exterior.
As proporções dos diferentes tipos de pelo variam de acordo com a raça:
• Todos os três tipos de cabelo podem estar presentes, mas podem ser altamente modificados;
• Nem todos devem estar presentes;
• Um tipo pode crescer mais rápido e em maior quantidade que os demais;
• Um pode ser muito escasso;
• Vibrissas: crescem no focinho, ao redor dos olhos, na região da garganta e na face palmar do carpo. Esses pelos são grossos e contêm estruturas nervosas especializadas.
• Pelos de Tylotrich: estão distribuídos por todo o corpo e consistem em um folículo piloso maior que o normal contendo um único fio curto e circundado por uma cápsula de tecido neurovascular ao nível da glândula sebácea. Acredita-se que esses pelos sejam mecanorreceptores de adaptação lenta.
E o que você achou de conhecer um pouquinho mais sobre os felinos?
Lembre-se, qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe de especialistas!